Fernanda Luna
redacao@varelanoticias.com.br
O primeiro ato de combate ao trabalho infantil reuniu dezenas de pessoas na praça do Campo Grande na tarde desta quarta-feira (8). Na semana em que se discute um dos problemas mais camuflados no Brasil, principalmente na Bahia, ações de conscientização estão sendo articuladas para que as pessoas denunciem esse tipo de exploração.
Para inibir a prática, que acontece não somente nas ruas de Salvador, como também em instituições privadas, a presidente do fórum e promotora do Ministério Público do Trabalho, Andreia Ariadna, explica a importância do evento e de que forma este combate é feito.
“A cultura do trabalho infantil ainda é muito forte. Nos viemos de um regime de escravidão e até hoje essa ideia permanece: de que a criança tem que trabalhar para não virar bandido. Mas existem estudos com a população carcerária que revelam que a maioria dos presidiários trabalham desde cedo. Isso não é justifica para criança começar a trabalhar”, diz ao Varela Notícias. “O trabalho deixa a criança vulnerável, aproxima ela de aliciadores, que fazem com que ela percorra por caminhos equivocados”, completa.
Com relação ao que tem sido feito na Bahia para combater esta situação, a promotora afirmou: “Na Bahia existem doze projetos. Voltados especificamente para crianças vulneráveis. Em Salvador, especificamente, estamos com equipe na rua, nas feiras, nos armazéns, em lugares que sabemos que é foco. Aqueles lugares como ambiente familiar, empresa familiar, que é mais difícil de se identificar o problema, pedimos que a população denuncie, no dique 100. É gratuito, e pode ser feito pelo celular também”.
Virgínia Sena, procuradora do Ministério Público do Trabalho e coordenadora da Corregedoria da Infância na Bahia, explicou como o trabalho infantil pode atrapalhar o desenvolvimento da criança: “O trabalho infantil atrapalha o desenvolvimento físico, psíquico e social, além de alimentar o ciclo perverso de não se capacitar para ter uma profissão digna futuramente. A criança que deixa de ir à escola para trabalhar e provavelmente terá o mesmo futuro dos seus pais”.
O post Ato contra o trabalho infantil reúne centenas de pessoas no Campo Grande apareceu primeiro em Varela Notícias - Conectado aos Baianos.